A Série Educação e Cidadania é dividida em 10 episódios, que abordam os seguintes temas: “ativismo e juventude”, “direitos humanos”, “gênero e identidade”, “africanidade”, “juventude e periferia”, “sertão”, “água”, “meio ambiente” e “tecnologia e inovação”. Ou seja, assuntos de extrema importância e relevância no cenário atual.

O décimo episódio tem como entrevistado e figura central o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que fala sobre política, pensamento e a nova ordem mundial. “Diálogos contemporâneos com Pepe Mujica” é como foi batizado este último episódio.

As dez micronarrativas têm função pedagógica, pois são dedicadas ao complemento do conteúdo didático, propondo um maior envolvimento com os temas abordados em sala de aula. Além de estimular a formação de um olhar crítico, elas servem também para preservar a memória da educação e da cultura brasileiras, já que a iniciativa é voltada ao aprimoramento e à modernização dos conteúdos audiovisuais destinados à formação da juventude.

Cada tema tem sua contextualização histórica, seguida de questionamentos fundamentais e criação de perspectiva de futuro.

Atores sociais das mais diversas áreas participam de toda a temporada, a fim de enriquecer o diálogo e o pensamento. São especialistas, intelectuais e formadores de opinião que, com seus depoimentos, geram uma narrativa dinâmica e atraente para o espectador.

O projeto propõe ainda a construção de um espaço virtual dedicado ao armazenamento de conteúdos audiovisuais com função educacional e cultural. E também a capacitação de educadores na linguagem audiovisual e tecnológica, com o objetivo de aprimoramento e capacitação profissional.

Entre os resultados esperados estão a contribuição para o fortalecimento do mercado audiovisual em Minas Gerais, a formação autônoma de pensadores e educadores, por meio de conteúdos disponibilizados em rede, e a contribuição para o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, como país que promove a diversidade cultural e a troca de experiências e saberes entre povos da América Latina.

Assista aqui aos dez episódios

Realização:

logo-contato

Entidade privada, sem fins lucrativos que desenvolve projetos de reflexão, formação e produção cultural nas áreas de audiovisual, música, artes plásticas, inclusão digital, meio ambiente e cooperação internacional.

www.ongcontato.org

Fomento:

logo-codemig

A Codemig é uma empresa pública constituída na forma de Sociedade Anônima e controlada pelo Estado de Minas Gerais. Ao lado do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), ela integra o sistema liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE).

A Empresa investe em múltiplos segmentos, como mineração, pesquisa de óleo e gás natural, hotelaria, parques e balneários, distritos industriais e centros de feiras e exposições, os Expominas. Essa diversidade de atuação reforça a missão da Codemig e a projeta como referência em desenvolvimento regional.

Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a Empresa desenvolve suas ações de maneira arrojada e moderna, pautada em três grandes eixos estratégicos: Indústria de Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria de Alta Tecnologia; e Indústria Criativa. Todas essas frentes evidenciam o compromisso da Codemig com o desenvolvimento econômico de Minas Gerais e o bem-estar dos mineiros.

www.codemig.com.br

Screen Shot 2016-08-31 at 10.15.14 PM